Mais informações
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Saototours&Cars não poderá vir a ser responsabilizado pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.
Avisos
1. Alertam-se os turistas que pretenderem percorrer os trilhos assinalados de percursos exploratórios para a inerente e elevada perigosidade dos referidos caminhos, aconselhando-se toda a cautela e, em particular na Ilha do Príncipe, em nenhuma circunstância ou sob qualquer pretexto deverá ser abandonado o trajeto devidamente assinalado.
2. Foi definido pelo Banco Central de S.Tomé e Príncipe uma norma que prevê que todo e qualquer cidadão que deixe o país apenas pode levar consigo cinco exemplares de cada nota e/ou moeda atualmente em circulação.
3. Aquando a uma visita às praias desertas, sem guia, aconselha-se que haja precaução em não deixar visíveis objectos e/ou bens pessoais visiveis mesmo dentro dos Veiculos.
Informação Geral
1. Clima
O clima é equatorial, com temperaturas médias anuais entre os 22º e 30º e um índice de humidade de 95%. As estações das chuvas decorrem de Fevereiro a Maio e de Outubro a Dezembro. A estação seca ocorre entre Junho e Setembro. Aconselham-se roupas frescas e claras, bem como calçado adequado para os trilhos.
2.Língua
As Línguas faladas são o Português e, mais principalmente o criolo de forro, cabo-verdiano, Angolar, na Ilha do Príncipe o Línguié.
3. Moeda local / sistema bancário
A moeda local é a Dobra.
Os cartões de visa/crédito são aceites em algumas unidades hoteleiras e pela caixa de multibanco (ATM) em S. Tomé e Príncipe para efeitos de levantamento de numerário, mas o custo pode ser elevado.
Para trocar dinheiro poderá sempre recorrer aos câmbios de rua de forma segura. O pagamento em euros é igualmente aceite em todo o lado.
Regime de vistos
Estão isentos de pedido de visto os cidadãos nacionais de Estados-membros da U.E. (apenas espaço Schengen), dos Estados Unidos e ainda dos cidadãos que possuam visto para qualquer dos referidos destinos, desde que a estadia em S. Tomé e Principe não exceda as duas semanas.
Outros pedidos de visto deverão ser solicitados com uma antecedência mínima de 7 dias, numa Embaixada ou Consulado de São Tomé e Príncipe. Os pedidos de visto para entrada no país de elementos de organizações internacionais deverão ser solicitados com uma antecedência mínima de 72 horas.
Os cidadãos estrangeiros provenientes de países ou áreas geográficas onde não exista representação diplomática ou consular de S. Tomé e Príncipe poderão solicitar uma Autorização de Entrada, diretamente ao Serviço de Migração e Fronteiras, usando o “eVisaST” através do endereço electrónico http://www.smf.st/virtualvisa, com uma antecedência mínima de 7 dias úteis.
A partir de 15 de junho de 2016 entrou em vigor uma taxa turística no valor de 75.00 Dobras (equivalente a cerca de 3.5€ por turista e por noite) a ser cobrada nas unidades hoteleiras, bem como agências de viagens de navios cruzeiros.
Esta taxa acresce à taxa aeroportuária de 20,00 € que é paga à saída de S. Tomé e Príncipe, no aeroporto internacional.
De acordo com a legislação aplicável em São Tomé e Príncipe a validade do passaporte deverá exceder em pelo menos 12 meses a duração da entrada prevista.
Segurança
As condições de segurança são razoáveis. Os índices de criminalidade em S.Tomé e Príncipe mostram-se relativamente baixos. Ainda assim, é aconselhável alguma prudência, como em qualquer parte do mundo.
Transportes
1. Transporte aéreo: A STP Airways tem voos diretos de Lisboa para São Tomé com a duração de 6h. A TAP e a TAAG também voam para São Tomé a partir de Lisboa mas com escala em Accra (Ghana) e Luanda, respetivamente.
2. Transporte rodoviário:
a) moto-táxi
c) táxi amarelo
d) aluguer de carros – a melhor forma de se deslocar em São Tomé é de carro. Poderá solicitar connosco o serviço de um guia que o/a levará a conhecer a ilha de carro ou seja, com guia/motorista, pois conhece melhor os trajectos e locais.
Ou então, se preferir ir mais à aventura e descoberta, tem sempre a possibilidade de alugar um 4×4 para se deslocar à vontade e com total liberdade.
Cuidados de Saúde
As infra-estruturas hospitalares são limitadas e muitos medicamentos não existem.
As doenças diarreicas e as parasitoses intestinais podem ocorrer.
Tendo-se vindo a verificar uma regressão significativa da taxa de incidência do paludismo, aconselha-se o viajante, ainda assim, a tomar as precauções adequadas: usar repelente, preferir roupas claras e dormir com mosquiteiro.
Aconselha-se a toma da vacina para a Febre-Amarela 14 dias antes da viagem.
É ainda, aconselhável a vacina contra a Hepatite B para longos períodos de permanência.
A vacina contra a Febre-Amarela é obrigatória para os viajantes que se deslocam a São Tomé e Principe, à exceção dos que provêm de países da União Europeia. Em maio 2016 foi aprovado pelas autoridades competentes um Despacho interditando a entrada no país a passageiros provindos de países onde exista o risco de transmissão de Febre-amarela, de acordo com a lista correspondente da OMS. Tais passageiros deverão munir-se, assim, de um certificado internacional de vacinação do qual conste a inoculação da vacina contra a doença, há mais de 10 dias. A inoculação para a Febre-amarela continua a integrar o programa de vacinação de São Tomé e Príncipe.
É aconselhável ter um seguro de viagem contratado no país de origem.
Telecomunicações
A rede telefónica interna e internacional funciona muito bem. Existem duas redes de operadores de telecomunicações (CST e Unitel).